C.V.P.R. - Clube de Voleibol do Peso da Régua

 

O C.V.P.R. - Clube de Voleibol do Peso da Régua é um Clube fundado em 20-02-2014 nesta Cidade que se dedica exclusivamente á pratica e divulgação do voleibol.

Antes da apresentação do nosso projecto, faz todo o sentido contar a história do aparecimento desta nova associação Reguense.

Após duas décadas da prática do Voleibol no nosso concelho, modalidade desenvolvida por diversos clubes, cerca de duas dezenas de Reguenses com passado na modalidade, decidiram avançar para a criação do Clube de Voleibol do Peso da Régua. A mola impulsionadora desta atitude foi a grande paixão pelo Voleibol.

Outro dos factores que influenciou, nesta tomada de posição, foi a decisão da direcção de outro clube do nosso concelho de acabar com a sua secção de Voleibol. Decisão esta que não colocamos em causa nem criticamos. Esta atitude fez-nos pensar que a melhor solução seria a da criação de um Clube que se dedicasse única e exclusivamente ao Voleibol. Trabalhando assim com objectivos de médio e longo prazo sem correr o risco de que, a dada altura e com toda a legitimidade, uma direcção de um clube ecléctico decidisse pela interrupção desse mesmo projeto.

Assumindo esta nova lógica, uma colectividade exclusivamente dedicada à prática da modalidade do Voleibol, a actividade que aqui descreveremos está enquadrada num Projecto, de médio e longo prazo, para o desenvolvimento deste desporto colectivo.

O Clube de Voleibol de Peso da Régua (C.V.P.R.) propõe-se, para a época 2020/21, apesar de todos os constrangimentos assossiados a Pandemia Covid 19, desenvolver as actividades que enumeraremos neste documento.

Este projecto procura ajudar a desenvolver a prática desportiva no concelho do Peso da Régua, dar resposta aos desafios da contemporaneidade desportiva regional e realçar a importância da acção do Clube enquanto entidade responsável pelo desenvolvimento do voleibol recorrendo aos seus vectores estratégicos de crescimento, nomeadamente, a valorização da imagem, do conteúdo funcional e organizativo do C.V.P.R. e a promoção desportiva do Voleibol em contextos diversificados de prática competitiva e de formação, assumindo modelos organizacionais distintos e adaptados à região.

Pretendemos também manter uma relação estreita com as Instituições do nosso concelho, com todos os Clubes e Centros Gira-volei regionais, procurando criar ambientes desportivos propícios à formação integral dos diversos agentes desportivos envolvidos.

FORMAÇÃO

O C.V.P.R. será um clube que se dedicará de uma forma muito séria à formação. Será dada uma grande importância na captação de crianças e jovens entre os 8 e os 15 anos. A esta vertente do nosso projecto chamamos ESCOLINHA DE VOLEIBOL.

A Escolinha de Voleibol terá como principal objectivo atrair para a prática do Voleibol crianças com idades entre os 8 e os 12 anos, numa dinâmica assente no Projecto Gira-Volei da Federação Portuguesa de Voleibol, com quem já temos protocolo assinado nesse sentido. Este projecto federativo tem as vantagens de não implicar custos com material desportivo ou inscrições, proporcionando ao mesmo tempo, a todas as crianças, uma prática adaptada a estas idades, com provas dadas pela implementação que tem tido pelo país. Com a dinâmica desenvolvida com o jecto Gira-Volei pretendemos atrair para a prática federada formal, época 2020/21, jovens a partir dos 12 anos (sensivelmente a altura de entrada no terceiro ciclo de escolaridade, que coincide com o escalão de iniciados). Se durante o primeiro semestre de 2020 conseguirmos criar uma equipa neste escalão será desenvolvida competição informal no sentido de os jovens atletas não entrarem em processo de desmotivação.

O modelo de funcionamento será baseado em treinos de grande dimensão, com vários campos montados (de pequenas dimensões), sob a responsabilidade de um ou mais técnicos coadjuvados pelos atletas mais velhos (monitores), e destinados a crianças de ambos os sexos e de idades variadas.

O objectivo primordial é apresentar o voleibol como uma modalidade fácil, divertida e competitiva (à imagem do Gira-Volei), de modo a captar e fidelizar o maior número de atletas possível.

COMPETIÇÃO FEDERADA

Atualmente ao nivel Senior masculinos o Clube tem a sua equipe a competir na II Divisão Nacional da F.P.V. Sem competição não há motivação! Não se consegue manter um jovem a praticar qualquer modalidade desportiva sem que para tal não exista competição. A competição federada é o culminar da actividade de voleibol do Clube, representando na prática o trabalho desenvolvido pelos atletas e técnicos ao longo do ano. É também esta competição federada a vertente do clube que terá maior visibilidade e deste modo será a que maior potencialidade terá de angariação de patrocínios, locais ou regionais.

É nesta fase que o conceito Escolinha de Voleibol deriva para um conceito federado, centrado no Mini Voleibol, que se traduz num aproveitamento e racionalização dos recursos locais existentes (materiais, cedidos pela F.P.V e A.V.T.M. no âmbito do projecto Gira Volei).

O grande objectivo para a época 2020/2021 do Clube de Voleibol de Peso da Régua é o da constituição de um grande número de equipas de Gira Volei (8-12 anos) e também a captação de outros atletas com idades superiores e de ambos os sexos.

"VOLEIBOL SOCIAL"

"Voleibol Social" não é mais do que a oportunidade de que o C.V.P.R. pretende dar àqueles que gostam da modalidade e que pretendem praticar/jogar voleibol mas que não têm como objectivo a integração nas equipas federadas. Nesta vertente predominará o voleibol como meio de elevação da condição física e de convívio social para "jovens" de todas as idades (dos 8 aos 88). Com esta vertente pretendemos também abrir o Clube à Sociedade Civil e dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido com os nossos jovens.

RECURSOS A ENVOLVER

Nesta fase os recursos mais importantes são os humanos; materiais e financeiros. Se em relação aos recursos humanos não temos quaisquer problemas, visto que temos 3 técnicos credenciados e 5 monitores nos órgãos sociais do clube, os recursos materiais e financeiros são aqueles que mais necessitaremos de obter para o desenvolvimento deste projecto. Mais concretamente referimos-nos a aquisição de bolas, equipamentos demais materiais de apoio a pratica deportiva, assim como a nossa principal dificuldade que se prende com os valores a pagar a FPV com inscriçoes e seguros. Para tal pretendemos colocar em prática vários protocolos de cooperação, com vista a minimização dos custos associados ao desenvolvimento do voleibol.

Sondagem

Da uma opinião sobre o nosso site

Gostei (8)

Total de votos: 9